domingo, 6 de julho de 2008

E com o meu regresso, o regresso da minhas actividades solitárias, mas não menos prazenteiras...


Embora tivesse programado a ida à praia, o vento levou com ele essa hipótese.


Assim, depois de almoço, vesti as calças de fato de treino e voltei ao formato "caminhada à beira mar"...como companhia, a Brincadeira de Milan Kundera, o seu primeiro livro e que eu nunca tinha lido. Devorei as primeiras 72 pag. sentada numa esplanada ao sol e dei comigo, enquanto fumava um cigarro, a pensar que no dia em que mudasse de concelho, iria decerto, muitas vezes ali voltar...

Animal de hábitos, depois de passada a apreensão dos primeiros tempos em que naquela caminhada pudessem acontecer encontros desnecessários, recomecei a usufruir do prazer que aquele paredão me oferece, a energia que retiro do oceano vivo, ali a bater tantas vezes a meus pés, do sol que demora a pôr-se em muitas das esplanadas existentes...

Recordo as minhas primeiras caminhadas, lentas e cansadas, quando há 4 anos me iniciei, depois de sair do banco...lembro a dor nos musculos entorpecidos...

Hoje em dia, principalmente desde o inicio deste ano, consigo faze-lo de seguida, passo dinâmico, olhar ausente ou fitando o horizonte, já confiante que não haverá qualquer encontro e já isenta de qualquer esforço ou pesar...

E não posso deixar de sorrir com as ironias do destino...quando saí da minha cidade há mais de vinte anos, senti a nostalgia de deixar aquelas ruas e agora que regresso a ela, sei que levarei a nostalgia, dos sítios que entretanto conheci...!


Não sei como em mim cabem tantos sabores, texturas e cores!

2 comentários:

Rui disse...

Estamos cheios de surpresas por realizar.

Alien8 disse...

Vanda,

Grandes passeios :)

Ler à beira-mar é óptimo. É uma das poucas coisas de que gosto na praia. Isso e uns petiscos bem regados, nem que seja com água, mas só ao pôr-do-sol, que calor não é comigo.

Caminhadas... vou tentando, mas pouco. Um dia destes talvez vá mais longe. Ou talvez não :)

Bons passeios. Boa semana. Um beijo.